13 de setembro de 2007

Biomecânica do trauma na avaliação do politraumatizado


Especialistas em trauma costumam argumentar que o atendimento pré-hospitalar ao politraumatizado inicia-se no momento em que os socorristas recebem o chamado. Sem dúvida, há uma grande vantagem em dirigir-se ao local do evento sabendo previamente das suas características principais. Por exemplo, uma equipe de resgate que é acionada para uma colisão frontal de veículo automotor em que os ocupantes estavam sem cinto de segurança, sabe quais as principais lesões que podem ser encontradas.

A avaliação da vítima traumatizada não consiste apenas nos achados do exame físico, mas também na suspeita de lesões que não são visíveis ao exame. O socorrista deve utilizar o conhecimento da cinemática do trauma para avaliar ou suspeitar do tipo e gravidade da lesão.

A identificação do tipo de energia, intensidade e tempo em que foi transferida são informações que podem auxiliar na avaliação do politraumatizado. Além disso, o socorrista deve correlacionar os mecanismos de lesão com as áreas anatômicas afetadas, melhorando e aumentando ainda mais o número de informações obtidas.

O uso da biomecânica na avaliação da vítima pode diminuir o tempo para identificação de algumas lesões graves, principalmente no abdome e quadril, e contribuir para o aumento de sobrevivência do traumatizado.




(Por Paulo Pepulim)

2 comentários:

APH Tático Avançado disse...

Hoje em dia, precisamos tambem expandir os estudos da cinemática do trauma, para alem das fronteiras dos acidentes automobilisticos e tambem analisar o trauma por violência urbana e causado por consequencia de confrontações policiais ou militares. Nesse ponto a Medicina Tatica assume as redeas e procura analisar tambem a dinamica de transferencia de energia e formação de lesão sobre o corpo humano, o que muitas vezes passa despercebido no momento do atendimento pre hospitalar tatico, acaba refletindo no futuro do paciente, muitas vezes fazendo a diferença entre óbto e sobrevida.
www.medicotatico.com.br
Abraços.

Anônimo disse...

Ola, estou realizando pesquisa para TCC , se puder me ajudar, estou atras de artigos sobre APH no politraumatismo. obrigado!
Meu email: leonardopaiva_rj@hotmail.com


Leonardo Paiva